Ao terminar a leitura desta matéria você irá melhorar o desempenho do seu cérebro.
A leitura é uma atividade com múltiplas funções.
Ler pode ser um meio para você se informar, sendo o método mais simples e acessível para a aquisição de novos conhecimentos.
Ler também pode ser uma excelente forma de entretenimento.
É na leitura que navegamos da realidade para a ficção, conhecemos lugares, personagens e uma infinidade de outras coisas, através da imaginação. Não existe limites.
Independente da motivação que te faz iniciar uma leitura, o ato de ler também irá auxiliar no desenvolvimento de novas habilidades ou desenvolver ainda mais aquelas já existentes.
A leitura só agrega. Inclusive contribuindo para a saúde mental.
Os efeitos da leitura no cérebro
O que acontece com a mente quando lemos?
Pesquisas concluíram que a leitura pode atuar como um exercício para o cérebro e tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental.
É no ato de ler que ativamos nossa imaginação, mentalizamos e aprendemos, aliás em toda leitura sempre aprendemos, nem se seja pelo menos novas palavras.
O nosso cérebro precisa ser estimulado e desafiado.
A redução do estresse é outro fator que está relacionado com a leitura. Existem várias pesquisas que demonstram resultados positivos nesta relação.
Uma delas é a que foi realizada pela universidade de Sussex, onde foi demonstrado que ler ajuda na redução de até 68% dos níveis de estresse.
Nesse estudo observou que os participantes ao ler aliviavam a tensão dos músculos e reduziam a frequência cardíaca.
A internet está criando um problema sério de atenção
É fato que a internet veio para ficar e está muito presente no nosso cotidiano.
Nesta era digital a leitura não é só realizada rapidamente como de diferentes formas.
Esta dinâmica está criando um novo tipo de atenção, a atenção digital.
Um ambiente onde uma carga elevada de informação é exposta, deixando muitas vezes o foco prolongado em segundo plano, dando preferência ao superficial.
Navegar na internet requer um foco de atenção muito curto e que está em constante mudança.
Na mesma tendência, o tempo acaba ficando escasso diante de tanta informação.
O tempo e o foco são 2 ingredientes fundamentais durante uma boa leitura.
Não surpreende o fato de estudos já apontarem os efeitos negativos da internet nos cérebros de adolescentes e crianças que vão desde a redução da empatia ao enfraquecimento da capacidade na tomada de decisões.
As informações no formato em vídeo é o que mais está engajando a atenção dos internautas atualmente.
Ao iniciar uma leitura precisamos inibir temporariamente 99% de tudo o que normalmente pensamos ou que entra no nosso cérebro para focar e prestar atenção em apenas 1% que é justamente aquilo que estamos lendo. Além disso, ler exige tempo.
A internet está debilitando um dos muitos tipos de atenção que existem, entre eles a atenção executiva, que é um tipo de atenção que exige foco prolongado e tempo.
A atenção executiva é aquela que precisamos, por exemplo quando estamos fazendo um plano de trabalho ou necessitamos quando estamos estudando.
Os benefícios da leitura para a saúde mental
Engana-se quem pensa que ler é benéfico para o nosso cérebro apenas no momento presente.
Existem estudos que apontam a leitura como uma forma de proteger nosso cérebro contra o surgimento de doenças neurodegenerativas.
Porque exercitar a mente?
Quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral o que ajuda a “atrasar” sintomas como o Alzheimer e a demência.
Já é comprovado que na leitura aumentamos as conexões neurais, afetando nosso cérebro da mesma forma como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos sobre os quais estamos lendo.
Além de agregar novos conhecimentos, ler aumenta nossa capacidade de compreender, aumenta a nossa empatia e a capacidade de nos solidarizar com o outro.