Cuidado com o DIABETES TIPO 2, uma doença nutricional.
A diabetes é uma doença crônica que ocorre quando o corpo não consegue produzir ou usar a insulina de maneira adequada.
Existem dois tipos principais de diabetes: o tipo 1 e o tipo 2.
Tipos de diabetes
A causa da diabetes tipo 1 é a falta de produção de insulina pelo pâncreas devido ao ataque do sistema imunológico às células responsáveis por produzir essa hormona.
Causas da diabetes
Já a causa da diabetes tipo 2 é a resistência à insulina, ou seja, o corpo não consegue utilizar a insulina de maneira eficiente.
Um alerta emitido pela Federação Internacional de Diabetes mostra um aumento de 16% de incidência de casos de diabetes na população mundial entre os anos de 2019 e 2021.
DIABETES TIPO 2, uma doença nutricional.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes e afeta cerca de 90% dos casos de diabetes em todo o mundo.
A doença é responsável por cerca de 4 milhões de mortes anualmente em todo o mundo.
No Brasil, a diabetes tipo 2 é uma das principais causas de morte e tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.
No Brasil são 16,8 milhões de casos, totalizando cerca de 7% da população.
A doença é mais prevalente entre os grupos de maior idade e é mais comum entre os homens do que entre as mulheres.
O Diabetes tipo 2 é responsável por 90% dos casos, sendo caracterizado pela quantidade excessiva de açúcar no sangue.
A diabetes tipo 2 também está associada a outras doenças crônicas, como doenças cardíacas, derrame, doença renal e cegueira, e pode levar a complicações graves se não for tratada de maneira adequada.
É importante prestar atenção aos sintomas e fazer exames de rotina para identificar o risco de desenvolver a doença e iniciar o tratamento adequado caso seja necessário.
Neste cenário, a causa da elevada taxa de açúcar no sangue é decorrente de um fenômeno conhecido como resistência à insulina, podendo desencadear uma série de complicações.
O diabetes tipo 2 pode trazer as seguintes complicações:
- Amputações;
- Neuropatia periférica;
- Falência renal;
- Retinopatia (cegueira);
- Infartos;
- A.V.C.
Sintomas e sinais do diabetes
O diabetes tipo 2 é uma doença silenciosa. Os sintomas costumam ser observados somente anos após a instalação da doença.
O ideal é identificar qual é o nível de glicose no sangue de tempos em tempos. Este exame poderá ser realizado através de exames de rotina.
Além disso, é importante ficar atento às seguintes condições:
- Redução de peso: o diabetes pode levar à perda de peso porque o corpo está queimando gordura e músculo em vez de glicose para obter energia.
- Boca seca;
- Formigamento dos pés e das pernas: o excesso de açúcar no sangue pode afetar os nervos e levar a formigamento e dormência nas extremidades.
- Fadiga constante: o diabetes pode levar ao cansaço porque o corpo não está recebendo a energia que precisa para funcionar de maneira adequada.
- Demora na cicatrização de feridas: o excesso de açúcar no sangue pode afetar a capacidade do corpo de cicatrizar ferimentos.
- Aumento da sede e da necessidade de urinar: o excesso de açúcar no sangue pode levar a uma desidratação e aumentar a necessidade de beber água e urinar.
- O diabetes tipo 2 geralmente é uma condição adquirida ao longo da vida, resultante dos maus hábitos alimentares e sedentarismo.
- Visão turva: o excesso de açúcar no sangue pode afetar a capacidade do corpo de produzir líquido para lubrificar os olhos, o que pode levar a problemas de visão.
- Infecções frequentes: o excesso de açúcar no sangue pode afetar o sistema imunológico e aumentar o risco de infecções.
- Fome constante: o corpo pode sentir fome constantemente porque não está conseguindo obter a energia que precisa das células de glicose.
As causas e os riscos do diabetes
O diabetes tipo 2 aparece na maioria das vezes durante a vida adulta, em pacientes portadores de síndrome metabólica, pessoas sedentárias, obesas ou em pessoas que possuem a combinação destas condições. Além disso também são fatores de risco:
- Má alimentação;
- Gordura abdominal acumulada: o excesso de peso, especialmente na região abdominal, pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
- Falta de exercícios físicos: a falta de exercícios físicos pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, pois ajuda a manter o peso corporal saudável e a controlar os níveis de açúcar no sangue.
- Faixa etária superior aos 45 anos: o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta com a idade.
- Mulheres que tiveram diabetes gestacional;
- Pressão alta;
- Síndrome do ovário policístico;
- Mulheres que tiveram bebês com peso superior a 4 kg;
- Apnéia do sono.
- Histórico de pré-diabetes: se você teve níveis elevados de açúcar no sangue no passado, pode estar em risco de desenvolver diabetes tipo 2.
A prevenção do Diabetes tipo 2
A alimentação saudável combinada com uma rotina de atividades físicas é o principal fator para evitar o surgimento do diabetes tipo 2.
Manter-se no peso ideal é prioridade para diminuir a ameaça, assim como diminuir a circunferência da cintura (gordura abdominal).
Uma abordagem mais rigorosa do ponto de vista nutricional se faz necessário para controlar a alimentação destes pacientes, além da prática regular de atividades físicas.
Para confirmação do Diabetes tipo 2 ou tipo 1, o médico especialista solicita alguns exames para verificação da taxa de glicose no sangue.
A prevenção do diabetes tipo 2 é possível através de alguns cuidados simples, como:
- Manter um peso saudável: o excesso de peso, especialmente na região abdominal, pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
- Manter um peso saudável através de uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares pode ajudar a prevenir a doença.
- Consumir uma alimentação saudável: evitar o consumo excessivo de alimentos com alto teor de açúcar e gorduras pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2.
- O consumo de frutas, verduras e grãos integrais, por outro lado, pode ajudar a manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.
- Praticar exercícios físicos: a prática regular de exercícios físicos pode ajudar a controlar o peso, a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, o que pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2.
- Controlar a pressão arterial: manter a pressão arterial sob controle pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2, pois a pressão arterial alta pode aumentar o risco de desenvolver a doença.
- Fazer exames de rotina: fazer exames de rotina, como exames de sangue e de glicemia, pode ajudar a identificar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 e permitir que a doença seja tratada de maneira adequada caso seja diagnosticada.
- Lembre-se de que a prevenção do diabetes tipo 2 é importante para manter a saúde em geral e evitar complicações graves. Se você tiver um risco aumentado de desenvolver a doença, fale com um médico sobre as medidas de prevenção que pode tomar.
O Dr. Rômulo, médico endocrinologista em Cornélio Procópio
O diabetes tipo 2 é uma doença silenciosa, neste caso, a melhor medida é a prevenção aliada com o monitoramento, realizado através de exames de rotina.
Uma abordagem mais rigorosa do ponto de vista nutricional se faz necessário para controlar a alimentação destes pacientes, além da prática regular de atividades físicas.
Para confirmação do Diabetes tipo 2 ou tipo 1, o médico especialista solicita alguns exames para verificação da taxa de glicose no sangue.
Neurocor Whatsapp
Agende uma consulta com o médico endocrinologista - Dr. Rômulo Paris Soares.
Além do médico endocrinologista, a policlínica Neurocor oferece diversas outras especialidades da medicina para proporcionar amplo suporte para a sua saúde.
Na Clínica Neurocor de Cornélio Procópio, o nosso foco é sua saúde.
Conheça o nosso quadro de especialistas, através do nosso site.
Você pode agendar sua consulta via whatsapp ou através de outros canais de atendimento que estão à sua disposição na nossa página de contatos.
Veja também:
Saiba porquê o Exame de Rotina na clínica Neurocor deve estar na sua agenda para este ano
5 dicas para te ajudar no combate a compulsão por açúcar